PROGRAMA DE ANÁLISE DE PRONTIDÃO MINISTERIAL

O que tem queimado meu coração (Daniel Lima) é o nível de perda entre pastores e missionários. Pesquisas têm indicado que quase metade dos pastores escolheria uma outra carreira se tivesse a oportunidade. Um grande número está desmotivado, estressado e frustrado. Eu creio que os números entre missionários não é diferente.

Em meus 35 anos de ministério desenvolvendo líderes, tenho acumulado um enorme número de histórias sobre homens e mulheres capazes que se queimaram no ministério. Embora em muitos casos as igreja ou instituições foram as principais responsáveis, em quase todos os casos o líder cristão teria sido muito beneficiado por um bom mentor e um plano de crescimento personalizado. Com frequência o líder sofre do mesmo problema repetidas vezes em contextos diferentes.

​Diante disso, à medida que eu buscava a Deus com respeito à minha contribuição para Seu reino, tornou-se claro que após 30 anos no pastorado, chegou o tempo para que minha esposa e eu nos dedicarmos exclusivamente ao desenvolvimento de líderes. Minha visão é criar e implementar um programa de diagnóstico que ajudaria o ministro a elaborar um plano de crescimento, não baseado em um ideal generalizado, mas em um diagnóstico de onde ele está, assim como uma perspectiva clara de onde Deus quer que ele chegue.

​Quero criar e implementar um programa de diagnóstico e desenvolvimento de líderes cristãos que já estejam atuando no ministério. Eu tenho imaginado um programa de um ano que começaria com um retiro de 3 ou 4 dias. Durante estes dias os participantes seriam conduzidos a uma série de atividades e testes focados em sete áreas de crescimento: espiritual, emocional, financeiro, familiar, físico, conhecimento bíblico e perspectiva de ministério. A partir deste retiro cada líder sairia com o esboço de um plano e seria acompanhado por meio de alguns encontros com um mentor ou em grupo quando possível. O alvo ao final deste ano é que cada líder componha um plano individualizado de crescimento com tarefas específicas e alinhados com sua melhor compreensão do que Deus tem para ele.

1 – Fundamento Teológico

Várias verdades teológicas formam o fundamento desta ideia. Entre outras, gostaria de indicar:

1.1 – Nosso contínuo processo de transformação à imagem de Cristo

Cremos que uma vez que a pessoa se converte ela se torna um seguidor de Jesus. A partir deste momento ele começa a ser transformado à imagem de Cristo (2ª Coríntios 3:18). Esta transformação não será completa enquanto estivermos nestes corpos corruptos, mas unicamente quando passarmos pela glorificação final. Por isso, afirmamos que todo cristão está em um processo contínuo de formação, o qual é expresso em várias passagens, por exemplo Filipenses 3:13-14 ou João 2:12-14.

1.2 – O plano soberano de Deus em nos dar dons e talentos

Cremos que Deus tem um plano para nossas vidas (Efésios 3:8 e 9). Este plano inclui o modo como Ele nos formou e os dons que Ele decidiu dar a cada um. Por isso afirmamos que um cristão pode e deve explorar sua experiência de vida para identificar como Deus o tem preparado para servi-lo de modo único.

1.3 – Chamado

Cremos que Deus chama todos para a salvação, mas além disso Ele chama alguns para ministérios e serviços especiais (Salmo 139, Gálatas 1:15-16). Este chamado inclui não só dons e talentos, mas também contexto e tipo de ministério. É dever do cristão conhecer a vontade específica de Deus para sua vida e alinhar-se com esta.

1.4 – A importância do caráter para o ministério

Cremos também que todo seguidor de Cristo deve manter um vida de santidade para que seu serviço a Deus e ao mundo não seja prejudicado por seus pecados. Assim todo cristãos deve verificar sua vida para não ser desqualificado para o ministério (1ª Coríntios 9:26-27).

2 – Fundamento Educacional

2.1 – Aprendizagem contínua

Todas as teorias educacionais que tratam de adultos reconhecem que aprendizagem não é algo que termina em certo período da vida. Na verdade estamos sempre prendendo. O próprio exercício de uma atividade profissional é um excelente contexto de aprendizado.

2.2 – Desenvolvimento Intencional

O desenvolvimento humano ocorre o tempo todo, mas se não for dirigido e intencional, este desenvolvimento será dirigido por circunstâncias e elementos fora ou até mesmo contrários aos valores e crenças do indivíduo. Assim, todo desenvolvimento pode e deve ser planejado e fruto de reflexão.

2.3 – Adultos – aprendem melhor com um alvo claro

Pesquisas sobre o modo como adultos aprendem mostram que um adulto aprende mais e melhor quando entende o propósito daquilo que está aprendendo. Desta forma um projeto de desenvolvimento pessoal deve ser claro e fazer sentido para que o indivíduo queira se engajar no mesmo.

2.4 – A saúde de um discípulo depende de vários fatores

O conceito de um ministro bem preparado não se resume simplesmente ao seu conhecimento bíblico ou habilidade ministerial. Existem inúmeros casos de indivíduos muito capacitados que não tiveram frutos em seu ministério por não desenvolverem em áreas aparentemente secundárias.

3 – Componentes do Programa

O programa consiste de:

–  Um Retiro de 3 dias

–  Dois Encontros de um dia (Intermediário e Final)

–  Pelo menos 4 encontros individuais de mentoreamento

–  Diagnóstico

–  Plano de Desenvolvimento

3.1 – Retiro

O retiro inicial tem o propósito de familiarizar os participantes com os conceitos fundamentais do programa, assim como apresentar as áreas de diagnóstico e dar início às atividades e experiências de avaliação. O propósito final será um Plano de Desenvolvimento inicial.

Um retiro será planejado sempre que houver uma turma de pelo menos 10 interessados. Este retiro deverá ter a duração de 3 dias.

3.2 – Mentoreamento

O conceito de mentoreamento é amplo e muitas propostas já foram apresentadas. Para fins deste programa vamos utilizar a seguinte definição: “Mentoreamento é uma experiência relacional em que uma pessoa capacita outra ao compartilhar recursos dados por Deus.”

Cada participante terá uma experiência individual durante o retiro e nos meses entre Retiro e Encontros mais dois momentos individuais diretos ou virtuais com um membro da equipe FOCO. O propósito destes encontros de mentoreamento será de monitorar e assessorar o participante em seu envolvimento com o Plano de Desenvolvimento individual.

3.3 – Encontro Intermediário

Cerca de 4 meses após o Retiro o grupo terá um encontro de um dia para avaliar o processo, compartilhar e alinhar seus Planos de Desenvolvimento. Este será também um momento de ensino e atividades de desenvolvimento​.

3.4 – Encontro Final

​Ao final do Programa, 8 meses depois do Retiro o grupo se encontrará durante um dia para finalizar este processo. Além de um tempo em conjunto para compartilhar progressos e descobertas, o participante vai investir tempo em concluir um Plano de Desenvolvimento Final, o qual será construído a partir de seu Diagnóstico, oferecido por seu mentor.

3.5 – Diagnóstico

Um dos alvos do programa é que cada indivíduo conclua com uma análise de quem ele é e de quem Deus deseja que ele seja. Este diagnóstico não é algo rígido, mas fluído e sempre dinâmico. Deve indicar áreas de força, fraquezas, dinâmicas que podem ser prejudiciais e áreas de crescimento e de contribuição.

3.6 – Plano de Desenvolvimento

​Um segundo alvo do programa é que além de observar seu diagnóstico, cada indivíduo possa elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e ministerial. Este plano deve conter contatos (mentores), cursos, experiências, rotinas a serem estabelecidas e áreas a serem trabalhadas.

4 – Áreas de diagnóstico e desenvolvimento

4.1 – Vida Espiritual

Analisa o estado da vida devocional do indivíduo verificando quais práticas tem sido relevantes, quais tem se mostrado frustrantes ou ineficazes.

Busca avaliar se há bloqueios espirituais baseado em experiência passadas ou em mentiras que atuem em sua vida.

Busca tratar de temas como perdão, amarguras, pecados não confessados, entendimentos distorcidos de Deus, salvação graça, etc…

4.2 – Dinâmica Emocional

  • Analisa o estado da vida emocional do indivíduo verificando.
  • A partir de uma descrição de seu temperamento, busca investigar se há dinâmicas nocivas que estejam prejudicando seu pleno desenvolvimento
  • Busca tratar de temas como motivação, estilo de funcionamento e valores pessoais.

4.3 – Vida Familiar

  • Analisa o estado da vida familiar do indivíduo verificando.
  • A profundidade e a saúde de seus relacionamentos com o cônjuge, filhos e demais familiares.
  • Busca tratar de temas como codependência, triangulação, a a família como sistema…

4.4 – Finanças

  • Analisa não só o estado das finanças do indivíduo assim como suas práticas e comportamento financeiro.
  • Busca distorções seja na compreensão, seja no desempenho de gestão financeira, investiga planos para aposentadoria assim como controle financeiro atual.

4.5 – Saúde Física

  • Analisa o estado da saúde física do indivíduo.
  • Investiga capacidade aeróbica, força, condicionamento, etc…
  • Investiga também doenças familiares e padrões de cuidado do corpo.

4.6 – Conhecimento Bíblico

  • Analisa o estado do conhecimento bíblico do indivíduo a partir de sua perspectiva de chamado ou ministério pessoal.
  • Identifica itens chave em seu conhecimento bíblico identificando áreas para crescimento.

4.7 – Perspectiva Ministerial

  • Analisa a adequação do indivíduo entre seu chamado e seu ministério atual.
  • Avalia adequação de valores, crenças, dons e habilidades com as perspectivas e demandas de seu ministério presente, indicando mudanças pessoais ou ministeriais quando oportuno.

Investimento e inscrição

Inscrição gratuita.
Pagamento inicial no mês do primeiro encontro.
​R$ 1.000,00 em até 5x (programa com duração de cerca de 9 meses).
* Realização condicionada a 10 participantes pré-inscritos.
O valor investido envolve:

– Um retiro de 3 dias

– Dois encontros de um dia (Intermediário e Final)

– Pelo menos 4 encontros individuais de mentoreamento

– Diagnóstico em todas as áreas acima citadas.

– Ao final o participante recebe um relatório completo para desenvolvimento em formato de portfólio.